sexta-feira, 31 de maio de 2013

Do que é feita a palavra?

Olha eu aqui novamente para "morfologizar" com vocês!

Já falamos de muitas coisas até agora, isso é certo! Tantas coisas que nem eu me lembro direito. Vamos revisar?

Já conceituamos Morfologia, falamos de alguns de seus objetos de estudo, enfim, já vimos coisa pra de déu!

Agora vamos começar a analisar mais profundamente a palavra em si!

Para começar, vamos diferenciar RAIZ de RADICAL! Esse é o momento em que você se pergunta: "Ué! Mas não são a mesma coisa?!" É, minha gente! A coisa tá feia (ou não)! Eu também acreditei toda a minha vida que eram a mesma coisa e, no entanto, "meu mundo caiiiiiu" ao saber que são coisas diferentes. Mas calma! Não "priemos cânico", pois estou aqui para ajudá-los nesta diferenciação.

RAIZ 

Sinto informá-los mas não, não estamos falando da raiz da árvore! Utilizei esta imagem apenas para facilitar o entendimento, já que a raiz é a base primária e elemento irredutível da palavra com informação lexical básica. Simplificando: Assim como na árvore, na palavra a raiz é algo muito importante. É o tal "algo que não muda". 

ATENÇÃO!!! - É importante saber que só descobriremos a raiz através do contexto e de uma análise minuciosa de um conjunto de palavras para sabermos qual é parte mais recorrente em todas elas e então descobrirmos qual é a raiz. 

RADICAL


Não, minha gente! Não estou falando de um esporte radical ou de mudar RADICALmente, uso essa foto justamente para exemplificar como a nossa cabeça pode nos confundir. Ou vimos uma palavra e logo pensamos em milhões de significados. A minha intenção verdadeira aqui é tratar de uma coisinha que é resultado da união de uma raiz a um sufixo. Assim: mar + inh+ eiro = marinheiro.

CUIDADO!!! - Não confunda RADICAL com TEMA. Lembre-se que radical é a soma de uma raiz com um sufixo que forma uma terceira palavra, já o tema é a combinação da raiz com uma vogal temática.

Agora vamos ver alguns outros elementos que ajudam na composição das palavras...

AFIXOS

São morfemas adicionados à raiz da palavra. Dentro dos afixos temos os prefixos que são afixos adicionadas antes da raiz e os sufixos que são afixos adicionadas após a raiz.
Ex: INcapaz, o nexo IN- é o prefixo e lealDADE, o nexo -DADE é o sufixo.

LEMBRE-SE!!! - Os afixos podem ser tanto de natureza derivacional como gramatical. Os derivacionais são aqueles que formam novas palavras como des-, re-, in-, -mente e -dade, já os gramaticais flexionam nomes (número e gênero) ou verbos(modo, tempo, número, pessoa). 

VOGAL TEMÁTICA

Utilizamos este tipo de vogal para marcar nomes ou verbo. Não é a toa que Kehdi a divide em dois tipos: Vogal temática nominal que é justamente a que marca os nomes, sendo três: -a, -e e -o e a vogal temática verbal que faz marcação de verbos. Neste caso nos ajudam a identificar se o verbo é de primeira, segunda ou terceira conjugação.

VOGAL E CONSOANTE DE LIGAÇÃO

São partículas que ligam as raízes aos sufixos. Têm um cunho muito mais fonológico, visto que são utilizadas apenas para facilitar a vida do nosso aparelho fonador na hora de pronunciar a palavra.  
Ex: felicIdade e pauLada - Nestas duas palavras são acrescentadas a vogal I e a consoante L, respectivamente, justamente para ajudar na pronúncia. Seria difícil falar "FELICDADE" ou "PAUADA", não?

CURIOSIDADE!!! - Sempre achou que o -o marcava masculino no Português? Cuidado, pois barril não termina com ele e é masculino, o mesmo acontece com presidente, grampeador e com muitas outras palavras. LEMBRE-SE: O masculino não é marcado no Português!

É isso aí, galera! Teoria total até agora. Aguardem pois na próxima postagem vem a descontração!

CONTINUA...                                                                          

2 comentários:

  1. Oi, Valéria. Ótima postagem! Mas preciso fazer alguns comentários:
    1. Só para lembrar, raiz pode sofrer alomorfia;
    2. Evite a palavra "partícula". E o prefixo está antes da raiz. O sufixo após a raiz;
    3. Não entendi o uso da palavra "nexo".
    Abraços :)

    ResponderExcluir
  2. Eu troquei os conceitos mesmo, falta de atenção! E nexo no sentido de partícula rs No sentido de parte da palavra!

    ResponderExcluir